Estudantes do Curso de Comunicação da UFPI lançam revista e minidocumentário

Os estudantes do sétimo período do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí lançaram a revista Avesso e o minidocumentário “Não existe cultura em Teresina”. O lançamento aconteceu, nesta quinta- feira (23) de julho, na livraria Ladoi. A  solenidade reuniu professores, alunos  e familiares que acompanharam o trabalho que é fruto da proposta desenvolvida durante as atividades da disciplina Estética e Crítica da Mídia, ministrada pela líder do grupo Comum, Profª Draª Jacqueline Lima Dourado.
A intenção do minidocumentário é apresentar o olhar de cada colaborador registrasse em vídeo sobre as diferentes manifestações culturais pelos mais distintos lugares da cidade de Teresina. Após o apanhado de todo o conteúdo audiovisual gravado, a proposta foi intrigar, por meio de um título irônico se existe de fato cultura em Teresina, visto que as representações culturais passam despercebidas pelos olhos dos cidadãos.
A professora que coordenou a atividade comenta o empenho dos estudantes durante todo o processo " a primeira etapa a ser vencida é saber que o aprendizado não se circunscreve a sala de aula, o outro foi a oportunidade dos mestrandos e participantes do Grupo Comum interagirem com os estudantes, a outra epata foi discutir dentro da disciplina Éstetica e Crítica das Mídia temas ligados a Economia Política da Comunicação que vão trazer exatamente as relações de produção, distribuição e consumo de produtos de comunicação dentro de um universo teórico-crítico. Rompido essa parte partimos par as possibilidades deles proporemalgo prático queforam o video e a revista. A resposta foi a melhor possível."
Para os estudantes que participaram do processo de criação do material, a oportunidade  de desenvolver uma atividade prática ainda não universidade é importante para ingressar no mercado de trabalho com uma visão diferenciada.  Para o aluno Edison Mineiro, a revista é a oportunidade para colocar em prática os debates realizados em sala de aula. “Durante as aulas de Estética e Crítica da Mídia podemos discutir sobre os diferentes padrões técno-estéticos difundidos pelos meios de comunicação. A nossa revista Avesso é o ambiente propício para romper com os padrões amplamente divulgados pelos conglomerados midiáticos. É nesse espaço que nos foi concedido que temos a oportunidade de apresentar o que de fato acontece em Teresina, fugindo da ótica da Grande Imprensa”, destacou.
A revista traz reportagens especiais sobre conteúdos de Teresina e que muitas vezes não são retratados na grande mídia.  Uma oportunidade de veicular materiais que retratam a arte, a cultura e a diversidade que podem ser encontradas na capital piauiense e que muitas vezes não são desfrutadas pelo desconhecimento.
 
Confira  o vídeo  
 
Na foto, parte da equipe da Revista.
 
 
 
A líder do grupo Comum Profª Drª Jacqueline Lima Dourado com os estudantes Edison Mineiro,
 
Confira fotos do lançamento: