Projetos

Programa de Mestrado em Comunicação - PPGCOM/UFPI

LINHA DE PESQUISA: Processos e Práticas no Jornalismo

PROJETOS DE PESQUISA:

1.  Televisão e Convergências Digitais: capitalismo, estética, políticas e cidadania midiática.

2.  TV digital e convergência tecnológica: estratégias, políticas e reconfigurações.

3.  Rede Globo e homossexualidade: a teledramaturgia na promoção da diversidade e formação cidadã.

CONFIRA TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO MESTRADO

DISSERTAÇÕES CONCLUÍDAS

  • AS ESTRATÉGIAS DO SISTEMA INTEGRADO DE COMUNICAÇÃO MEIO NORTE PARA A  CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO REGIONAL NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO. Pesquisadora: Sarah Fontenelle Santos.  Orientação: Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado.
  • O COMUNICACIONAL ENTRE ECONOMIA POLÍTICA E MERCADO DE MODA: um olhar  sobre Teresina. Pesquisadora: Francisca Danielle Araujo de Souza. Orientação: Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado. Confira aqui.
  • JORNALISMO EM MUTAÇÃO: estudo sobre a produção de conteúdo na fase do capitalismo avançado. Pesquisadora: Samária Araújo de Andrade. Orientação: Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado. Confira aqui.
  • RADIOJORNALISMO HIPERMIDIÁTICO NO PIAUÍ: análise da convergência e multiplicidade da oferta. Pesquisadora: Thays Helena Silva Teixeira.Orientação: Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado. Confira aqui

  • MERCADO EM REVISTA: a estratégia da Editora Abril para segmentação do público masculino. Pesquisador: Mateus Silva Noronha. Orientação: Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado. Confira aqui.
  • REDE CLUBE: movimentos estratégicos como processo de regionalização e manutenção de liderança no mercado. Pesquisador: Renan da Silva Marques. Orientação: Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado.


DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO 
  • TV PÚBLICA E CIDADANIA: uma análise dos programas da TV Antares. Pesquisadora: Mary Sandra Landim Pinheiro. Início 2015.
  • CARTA CAPITAL: um estudo sobre a relação entre linha editorial e perfil mercadológico. Pesquisadora: Cristal Sá. Início 2016.
  • O novo formato do Jornal Nacional como estratégias de mercado. Pesquisadora: Denise Freitas de Deus Soares. Início 2016.
CONFIRA OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
  • Televisão e Convergências Digitais: capitalismo, estética, políticas e cidadania midiática. Francicleiton de Pinho Cardoso. 2014/2015.
  • Televisão e Convergências Digitais: capitalismo, estética, políticas e cidadania midiática.Thalyta Cristine Arrais Furtado Araújo Gonçalves/ Francicleiton de Pinho Cardoso.2013/ 2014
  • Televisão e Convergências Digitais: capitalismo, estética, políticas e cidadania midiática. Gabriela Castro Lima Aguiar/ Francicleiton de Pinho Cardoso.2012/ 2013.
  • Investigação dos Modos de Produção Midiáticas na Apropriação de Elementos Folkcomunicacionais e da cultura nordestina. Andrea Cardoso Nunes 2011/2012.
  • Registro e Mapeamento dos Ex- votos do Santo Popular de Altos (PI): Sitônho. Rogério Holanda Alves/ José Alisson de Oliveira Brito.2011/2012
  • A Folkcomunicação e a influência midiática nos festejos de São Pedro no bairro Poty Velho.Ana Isabel Freire Monteiro dos Santos Marinho/ Francisca Mariana Alves Guimarães 2010/ 2011. 
  • As Políticas Públicas e Estratégias Midiáticas da Televisão Digital do Piauí. Thalita Castelo Branco. 2010/2011.
  • Estudo Folkcomunicacional sobre o Novenário da Vila Operária em Teresina- PI. Renan da Silva Marques. 2010/2011
  • As Políticas Públicas e Estratégias Midiáticas da Televisão Digital do Piauí. Thalita Castelo Branco. 2009/2010.