Pesquisadores do COMUM participam do V Encontro da ULEPICC Brasil

O V Encontro da ULEPICC Brasil, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 26 a 28 de novembro de 2014, teve como tema  “Comunicação, Cultura, Informação e democracia: tensões e contradições”. Pesquisadores que integram o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade- COMUM,  apresentaram trabalhos desenvolvidos a partir das discussões realizadas pelo grupo. 


Renan Marques, Danielle Araújo, Sarah Fontenelle e Samária Andrade

Os mestrandos do Programa de Pós- Graduação em Comunicação da UFPI, Renan Marques, Danielle Araújo e Sarah Fontenelle apresentaram as pesquisas que desenvolvem no mestrado.

A professora da UESPI Samária Andrade que concluiu o mestrado na UFPI, apresentou artigo proveniente das discussões apresentadas na 
 dissertação“Mutações no Jornalismo: um estudo sobre a produção de conteúdo na fase do capitalismo avançado”, O trabalho resultante do PPGCOM de Samária Andrade, foi indicado ao Prêmio COMPÓS 2014, que distingue as melhores teses e dissertações em Comunicação no Brasil.

A pesquisadora Denise Moura, que é Doutoranda em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentou trabalho que apresenta uma discussão sobre a lei Lei 12.485 sancionada 2011.O artigo analisa as primeiras mudanças ocorridas no segmento da TV por Assinatura após a implementação da lei que regulamenta a comunicação audiovisual de acesso condicionado, tendo em vista que 2014 corresponde ao ano da vigência integral da lei quanto ao mínimo de horas de exibição de programação brasileira nos canais de espaço qualificado.

O grupo tem a coordenação da  Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, que lidera os estudos de Economia Política da Comunicação, na Universidade Federal do Piauí.