Marques de Melo reivindica pesquisa em comunicação “genuinamente brasileira”

A revista “Desafios do Desenvolvimento” nº 63, que circula em todo o país nesta semana, dedica a Entrevista de abertura da edição ao Professor José Marques de Melo, fundador da INTERCOM, atualmente presidindo a Federação Brasileira de Sociedades Científicas de Comunicação – SOCICOM.

A entrevista foi feita pelo editor-chefe da revista, Bruno de Vizia, focalizando o estágio atual da pesquisa em comunicação no Brasil, que “mimetiza a produção feita em países anglófonos”. Por isso mesmo, o entrevistado reivindica uma “pesquisa genuinamente brasileira”.


A publicação da entrevista foi motivada por dois fatores simultâneos: a parceria que a SOCICOM vem realizando com o Ministério de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, através do IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, com a finalidade de transformar a Comunicação em Grande Área do Conhecimento no sistema nacional de ciência e tecnologia; e o reconhecimento internacional dos avanços logrados pelo Brasil no campo acadêmico da comunicação, evidenciado pela escolha do Professor Marques de Melo, que vem liderando a respectiva comunidade brasileira, para receber em Oviedo, Principado das Astúrias (Espanha), pelo conjunto da sua obra, o primeiro Prêmio Iberoamericano de Teoria da Comunicação, concedido por um consórcio internacional integrado, entre outras entidades, pela Universidade de Oviedo e pelo jornal El Universal do México.

Docente fundador e Professor emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Marques de Melo desempenha atualmente a função de Diretor Titular da Cátedra UNESCO de Comunicação na Universidade Metodista de Comunicação. Para sinalizar o apreço que a instituição tributa ao homenageado, o Reitor das UMESP, Prof. Dr. Márcio de Moraes, viajou especialmente para a Espanha, prestigiando a entrega do prêmio ao professor Marques de Melo, no último dia 8 de outubro, dentro do programa comemorativo do bicentenário da descolonização iberoamericana.

Outras homenagens
Antes do reconhecimento de Oviedo, o Professor Marques de Melo viajou, em setembro, para Bogotá, Colômbia, onde recebeu homenagem da comunidade latino-americana de ciências da comunicação, durante o congresso bienal da ALAIC – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, sediado pela Pontifícia Universidad Católica Javeriana.

No próximo dia 18 de novembro, na cidade do Recife, o presidente da SOCICOM vai receber a Comenda Maurício de Nassau na sessão de abertura do Congresso anual das Faculdades Maurício de Nassau. Em data a ser agendada, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, vai lhe outorgar a Medalha do Mérito Universitário pelas “relevantes atividades profissional, docente e de pesquisa na área de Comunicação Social”.

Conferências inaugurais
A convite da diretoria da ULEPICC- Brasil, o Professor Marques de Melo proferiu, no dia 21 de outubro, em Aracaju – Sergipe, a conferência de abertura do Congresso anual de Economia Política da Comunicação, dedicada ao tema “Marxismo e Comunicação no Brasil”.

Nesta semana, no dia 29 de outubro, comparece a Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, para  inaugurar o IV Ciclo de Estudos de Comunicação, promovido pela Asociación Boliviana de Investigadores de la Comunicación – ABOIC -, fazendo conferência sobre o tema “ A Bolívia no contexto internacional da pesquisa em comunicação”.

Portal Intercom