Google mira computadores e telefonia na América Latina

Por Pascal Fletcher

O Google está procurando parcerias com fabricantes de computadores e operadoras de telefonia da América Latina para aproveitar o que vê como "enorme" oportunidade de crescimento na condução de empresas da região à internet, afirmou o diretor executivo da companhia para a região, Alexandre Hohagen.

 
Com índice de penetração de internet ainda relativamente baixo na América Latina e Caribe, de cerca de 30% a 35%, a região é o mercado regional de mais rápido crescimento para o principal serviço de buscas do planeta. 

A iniciativa, chamada de Conecta, oferecerá um ponto único em que as empresas poderão obter ferramentas para se conectar na internet, incluindo construção de site de comércio eletrônico. 

"Ainda estamos negociando, discutindo com alguns parceiros, em toda a América Latina, empresas como HP ou Dell, ou Positivo. Todas podem ser parceiras interessantes", disse Hohagen. 

O Conecta será oferecido no Brasil e outros países latino-americanos e será parecido com uma iniciativa do Google este ano com o grupo BT e outros parceiros do Reino Unido. 

"É como por tudo num pacote e colocar nas pequenas empresas", acrescentou o executivo sobre a iniciativa que o Google espera lançar na América Latina no primeiro trimestre de 2011. 

O executivo disse que aproximadamente 8 milhões de pequenas e médias empresas latino-americanas ainda não estão conectadas à internet e que o Google deseja explorar esse potencial de conexões corporativas e faturamento com publicidade online. 

"Queremos associações com fabricantes de computadores pessoais e empresas de telecomunicações, para oferecer conexões a computadores e produtos destinados a pequenas e médias empresas na América Latina", disse. 

"No ano passado, crescemos em quase 80% na América Latina, e este ano vamos crescer bem perto de 80%, uma vez mais", disse o executivo, em entrevista em Miami. 

O Brasil continua a ser o principal mercado regional do Google, seguido por Argentina e México, mas a empresa está respondendo também ao rápido crescimento na Colômbia, Chile e Peru, e abriu escritórios nesses países. 

O Google também planeja abrir escritórios novos no Panamá, a fim de cobrir a América Central, e em Porto Rico, para o Caribe. 

Segundo o executivo, 200 milhões dos 600 milhões de habitantes da América Latina estão conectados à internet. "Estou instalado em uma região com 400 milhões de potenciais clientes, e apenas dois idiomas [português e espanhol]", disse Hohagen. "A oportunidade é enorme", acrescentou. 

Hohagen afirmou que o Google domina o mercado regional de buscas via internet com participação de 88%, ante os 57% a 60% que atinge em outras regiões do mundo.

Fonte: Folha.com