UEPG promove I Jornada Beltraniana

No período de 12 a 14 de agosto de 2010, o curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR)  estará realizando a IJornada Beltraniana de Ciências da Comunicação. Com o tema Filosofia do Jornalismo, o evento tem apoio da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

As Jornadas Beltranianas de Ciências da Comunicação, promovidas pela Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação, com início no ano de 2010, fazem parte das atividades preparatórias da celebração do Centenário de Luiz Beltrão, que acontecerá em 2018. Nascido em Olinda/PE, Luiz Beltrão é considerado o pioneiro das Ciências da Comunicação no Brasil. Além de seus vinte livros e inúmeros artigos, organizou currículos de diversas faculdades por todo país e ministrou cursos nas áreas do jornalismo e relações públicas no Brasil e no exterior. Em 1963, criou o Instituto de Ciências da Informação – ICINFORM, primeiro centro de estudos brasileiro dedicado à área da comunicação social.


Em 2010, ano em que se comemora o cinqüentenário da publicação do livro “Iniciação à Filosofia do Jornalismo”, consagrado como um clássico do jornalismo brasileiro, as Jornadas Beltranianas trazem o tema da Filosofia da Comunicação, com o intuito de registrar a importância do pensamento de Luiz Beltrão para o ensino e a teoria do Jornalismo, bem como a pertinência e a atualidade do seu primeiro livro no contexto das teorias do jornalismo.
Veja a PROGRAMAÇÃO.