SEMINÁRIO NA UFF: GRAMSCI E OS MOVIMENTOS


Seminário Internacional Gramsci e os Movimentos Populares - 13 a 16 de setembro de 2010

Entre os dias 13 e 16 de setembro de 2010 será realizado, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FE/UFF), em Niterói (RJ), o Seminário Internacional “Gramsci e os movimentos populares”. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (Nufipe) e pelo Grupo de Estudos Gramsci (GEG), ligados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Educação ou na área de Ciências Humanas podem apresentar trabalhos. O prazo para envio do resumo (até 2 páginas) se encerra em 30 de julho. A programação completa e as informações sobre inscrições e sobre envio de resumos estão disponíveis em www.nufipeuff.org.

O seminário se propõe a analisar e debater como, ao longo dos últimos 40 anos, as ferramentas teóricas de Gramsci foram assimiladas pelos movimentos populares. Mas, também, como estes conseguiram re-processar as idéias do pensador sardo amalgamando-as com uma inovadora práxis latino-americana, de modo a elaborar uma visão própria de sociedade e delinear um projeto alternativo de mundo.

Além de representantes de movimentos populares, o seminário já tem confirmadas as presenças de Adonia Prado (UFRJ), Alvaro Bianchi (Unicamp), Álvaro Oviedo (Colômbia), Antônio Brand (UCDB/MS), Artemis Torres (GPMSE/UFMT), Atilio Borón (Argentina), Carlos Nelson Coutinho (UFRJ), Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF), Derek Boothman (Inglaterra/Bolonha), Francisco Fernández Buey (Espanha), Giovanni Semeraro (Nufipe/UFF), Guido Liguori (Itália), Joseph Buttigieg (Estados Unidos), Lea Durante (Itália), Lia Tiriba (UFF), Luiz Augusto Passos (GPMSE/UFMT), Marcos Del Roio (Unesp/Marília), Marcos Marques (Nufipe/UFF), Percival Tavares (Nufipe/UFF), Roberta Lobo (UFRRJ) e Rosemary Dore (UFMG).

Haverá, ainda, espaços para apresentação de trabalhos. Programação e outras informações em www.nufipeuff.org.



De 13 a 16/09/2010 – Auditório Florestan Fernandes, da Faculdade de Educação/UFF, Campus do Gragoatá, Niterói (RJ).