Simpósio Temático de Folkcomunicação em Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural


Iniciativa da ANPUH–PI e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Piauí, a temática geral do evento gira em torno das relações entre memória, cultura e identidade. É espaço de encontro e construção de sociabilidades, vez que envolverá pesquisadores das ciências humanas e sociais do Brasil e do Exterior.

Em sua 2ª Edição, o evento será realizado entre os dias 11 a 15 de outubro de 2010, na cidade de Teresina. Todas as atividades ocorrerão nas dependências da UFPI – Universidade Federal do Piauí – Campus Ministro Petrônio Portella Nunes e ADUFPI – Associação dos Docentes da UFPI, Teresina, Piauí.

Ao longo do evento ocorrerão conferências, mesas temáticas, comunicações [Simpósios Temáticos], mostra de filmes, exposições fotográficas e lançamentos de livros, além de apresentações de grupos artísticos locais.



Simpósio Temático: FOLKCOMUNICAÇÃO
Coordenadores: Profª Dra Jacqueline Lima Dourado [UFPI], Profa. Ms. Maria Helena Almeida de Oliveira [Faculdade CEUT]

O Simpósio Temático é dedicado ao estudo do "processo de intercâmbio de informações e manifestações de opiniões, idéias e atitudes da massa, através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore". Propomos um diálogo interdisciplinar entre a Comunicação e a cultura popular [folclore]; promover uma reflexão permanente e aprofundada da cultura popular brasileira e seus impactos na mídia [impressa, televisiva e radiofônica]; possibilitar a troca de experiências entre teoria e prática, bem como o diálogo interdisciplinar dos pesquisadores que atuam na área de Folkcomunicação. Acolheremos para discussão pesquisas referentes à teoria e metodologia da Folkcomunicação; folclore, cultura erudita e cultura de massa; manifestações espontâneas da Folkcomunicação; folkcomunicação e publicidade; folkcomunicação e relações públicas; folkcomuicação e religião; folkcomuicação e literatura; folkcomunicação e marketing; folkcomunicação e cinema; folkcomunicação e turismo.


conferir a programação no site www.anpuhpi.org.br