Os pesquisadores do Comum (Grupo de Pesquisa em
Comunicação, Economia Política e Diversidade) participaram de reunião para
apresentar os trabalhos que são desenvolvidos pelos integrantes do grupo. O
encontro contou com a participação da líder Prof.ª. Dr.ª Jacqueline Lima
Dourado, da pesquisadora Prof.ª Dr.ª Patrícia Bandeira de Melo da FUNDAJ-
Fundação Joaquim Nabuco, das Mestres em Comunicação Samária Andrade e Sarah
Fontenelle, dos mestrandos Mary Sandra Landim Pinheiro e Renan da Silva Marques,
também contou com a presença dos alunos especiais Denise Freitas e Maurício
Santana.
Na ocasião, houve a participação (via skype) de
Denise Maria Moura da Silva Lopes, doutoranda do Programa de Comunicação e
Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa centra-se nas
estruturas e dinâmicas do mercado brasileiro de TV por assinatura, nas quais
são analisadas as relações centro-periferia no processo de reprodução do
capital. Para isso, utiliza-se o aporte teórico da Economia Política da Comunicação.
Para a Coordenadora do Grupo Comum Prof.ª Dr.ª
Jacqueline Lima Dourado, “o momento é uma oportunidade de aprofundar as
discussões teóricas desenvolvidas pelos integrantes do grupo, assim como
ampliar os contatos e experiências com pesquisadores de outros locais. A
Professora Patrícia Bandeira de Melo da FUNDAJ tem contribuído bastante com as
discussões no campo da Economia Política da Comunicação”, disse.