CEPOS homenageia Valério Brittos em seu sétimo seminário



O Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS) realiza no dia 30 de novembro a sétima edição do seu seminário de difusão científica. O evento ocorrerá na Casa de Cultura Mário Quintana, a partir das 9h, com participação de importantes pesquisadores nacionais e internacionais que têm como foco uma análise crítica do mercado comunicacional.

O VII Seminário CEPOS tem como tema "Comunicação, democracia e desenvolvimento: a contribuição de Valério Brittos", uma homenagem ao criador do grupo e um dos maiores pesquisadores de Economia Política da Comunicação da América Latina, o professor Valério Cruz Brittos, falecido em Porto Alegre no final de julho deste ano.

O grupo CEPOS atua academicamente desde 2002 vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo-RS. Após dez anos, por conta do falecimento do seu líder, está em processo de transição para a Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão-SE, agora sob a liderança do professor César Ricardo Siqueira Bolaño, fundador dos estudos em Economia Política da Comunicação no Brasil e atual presidente da Associación Latinoamericana de Investigadores en Comunicación (ALAIC).

O professor César Bolaño explica como está se dando esta transição, num grupo que, junto ao Observatório da Comunicação (UFS), tornou-se o principal eixo dos estudos em EPC no Brasil: "trata-se de um grupo nacional, com sede, agora, em Aracaju, certificado pela UFS, e participantes em diferentes localidades e países. O núcleo do Rio Grande do Sul, base originária do grupo, continua ativo e coordenará a realização deste sétimo seminário, cujo o tema é "Comunicação, democracia e desenvolvimento: a contribuição de Valério Brittos", analisando especialmente a contribuição de Valério Brittos, a quem será feita uma homenagem especial.
Bolaño disse ainda que está sendo viabilizada a transmissão dos debates do VII Seminário CEPOS via internet, inclusive, com núcleos organizados para debater em outros Estados, caso de Sergipe, e outros países, como a Espanha.
O evento ocorrerá ainda como uma das atividades paralelas do Fórum Social Mundial Palestina Livre, a ser realizado do dia 28 de novembro ao dia 01 de dezembro, em Porto Alegre. O FSMPL acontece no Brasil à luz das tempestuosas mudanças no mundo árabe, revoluções que se tornaram conhecidas como “Primavera Árabe”, onde há luta popular por justiça social, democracia e liberdade, que causou impacto importante, minando a impunidade de Israel e reavivando a centralidade da causa palestina no mundo árabe, promovendo-a globalmente, em decorrência da importância estratégica da região.
A programação parcial tem, dentre outros nomes, os pesquisadores Tomas Tufte (Un. de Roskilde, Dinamarca), César Bolaño (ALAIC/UFS) e Jacqueline Lima Dourado (COMUM/UFPI). Os debates terão como eixos "Comunicação e Desenvolvimento", "Economia Política e Políticas de Comunicação" e "Comunicação e Democracia".
GRUPO CEPOS
Atuando academicamente desde 2002, o Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS) estuda a comunicação contemporânea através do eixo teórico-metodológico da Economia Política da Comunicação, focada nos processos midiáticos, em sua inserção na sociedade capitalista.

Neste âmbito, dirige seu interesse para as relações da comunicação com a sociedade contemporânea; a funcionalidade das indústrias culturais no capitalismo global; o papel e as manifestações da cultura dos meios; a interação Estado e comunicação; os limites e aberturas das novas tecnologias de comunicação e informação; as reordenações do espaço público ante as organizações de mídia privada, pública e não-governamental; as lógicas internas e estratégias de fidelização do receptor implementadas pelas companhias comunicacionais; as disputas entre as corporações midiáticas; as práticas comunicacionais no âmbito das diversas organizações; as experiências de comunicação alternativa, desenvolvidas por atores não-hegemônicos; as trajetórias e experiências de empresas ligadas ao provimento de comunicação; os lugares dos diversos produtos culturais nas relações internas e externas dos agentes de comunicacionais; e as ações de publicidade e marketing no âmbito dos mercados e de cada negócio.

O grupo tem alguns livros lançados a partir das apresentações em seus seminários de pesquisa. O mais recente, referente ao Seminário CEPOS 2011, foi organizado pelos professores Valério Cruz Brittos e Andres Kalikoske, com o título Economia Política das Indústrias Culturais: Comunicação, Audiovisual e Tecnologia, lançado pela editora Media XXI, em Portugal, e em breve no Brasil.

SERVIÇO
O quê? VII Seminário de Pesquisa Cepos: "Comunicação, democracia e desenvolvimento: a contribuição de Valério Brittos"
Quando? 30 de novembro, a partir das 9h
Onde?  Sala A2 da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro, Porto Alegre-RS)
Quanto? Gratuito.