I Seminário de Comunicação Social da Justiça Federal do Piauí

No dia 28 de maio de 2010, aconteceu no auditório  da justiça federal do Piauí  o I Seminário de Comunicação Social da Justiça Federal no Piauí. O evento contou com a participação de profissionais e estudantes das áreas de jornalismo e direito. A conferência de abertura foi ministrada pela desembargadora do TRF da 2 região Salete Macclóz com o tema: O poder judiciário, meios de comunicação e opinião pública. Segundo ela, a comunicação e o direito são áreas que estão em constante conflitos ,mas que precisam dialogar, pois estão estritamente relacionadas. Sendo assim, um juiz, um advogado não faz outra coisa, a não ser se comunicar.

Ela apontou como um dos problemas do acesso a justiça a linguagem de difícil compreensão dos profissionais do direito. Além disso,  também pontuou que há algumas décadas, o Poder Judiciário era uma matéria longe dos textos jornalísticos e que atualmente ele se faz presente até com organismos de comunicação próprios, como a TV Justiça.
Um dos momentos mais tensos do debate foi quando a desembargadora afirmou que não é necessário a midiatização do Poder Judiciário, pois a imagem deve estar a serviço da democracia, e não a democracia á serviço da imagem. Além de ter afirmado, que a informação não é um direito da imprensa, pois para essa instituição a informação é apenas uma mercadoria. Sendo assim, as informações deveriam ser disponibilizadas de graça para todos os cidadãos. 

Texto: Thalita Castelo Branco