II CICLO DE DEBATES SOBRE A HISTÓRIA DA IMPRENSA

Estudantes da UFPI debatem sobre História e Mídia

22/04/2010 10:31

 Nesta quinta-feira (22) acontece o II Ciclo de Debates sobre a História da Imprensa, com o tema: Quais as fronteiras entre mídia e a história?, no Auditório de Música e Artes (CCE). O evento conta com a presença de profissionais do Jornalismo e de História, como o jornalista Marco Vilarinho, os historiadores Fonseca Neto e Nilsâgela Cardoso, e é mediado por Warrington Veras.

"Nossa proposta é ampliar o debate entre história e mídia porque não se consegue entender o Jornalismo sem conhecimento da História. Temos aqui a visão de um jornalista apaixonado por História, o Marco Vilarinho; a Nilsâgela Cardoso e Warrington Veras que fizeram trabalhos históricos sobre  rádios no Piauí; além do consultor dos meios de comunicação, o historiador Fonseca Neto. O debate é uma forma de não deixar o conhecimento restrito a sala de aula, uma maneira de oxigenar o curso", declara a coordenadora do evento, professora Jacqueline Dourado.
O evento conta com a presença de acadêmicos dos cursos de Comunicação Social e História. Para a estudante de jornalismo Amanda Nôleto, eventos como esse permitem aos alunos discutir temas de relevância para sua formação, "falar da mídia sem entender a história é uma discussão superficial", enfatiza a aluna.

Para o jornalista Marco Vilarinho esses debates são de fundamental importância para que os alunos possam ter uma visão geral da profissão. "É impossível conhecer o presente sem conhecer o passado. Nós jornalistas contribuímos para a formação histórica, por vezes temos nossos textos utilizados em sala de aula como base para discussões históricas", diz.
O II Ciclo de Debates sobre a História da Imprensa é organizado pelos alunos, Renan Marques, Marina Sérvio, Mariana Guimarães, Ana Isabel Freire, Thalita C.Branco, Laís Barradas e Natali Andrade, do Grupo de pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM).

Fonte: www.ufpi.br