Dissertação de pesquisador da UFPI é aprovada com louvor

                             Foto: Manoel Eduardo

Foi aprovada com louvor e recebeu indicação para publicação a dissertação do pesquisador do Grupo Comum Renan da Silva Marques, que trata do tema “Rede Clube: movimentos estratégicos como processo de regionalização e manutenção de liderança no mercado”. A defesa aconteceu no dia 06 de abril de 2016, no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí.

Participaram da banca examinadora, a Profª Drª Jacqueline Lima Dourado, orientadora da dissertação e líder do Grupo Comum; Prof. Dr. Ricardo Alaggio Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPI; e Profª Drª Patrícia Bandeira de Melo, da FUNDAJ – Fundação Joaquim Nabuco.


                                Foto: Manoel Eduardo

De acordo com Renan Marques, a pesquisa aborda os elementos que permitem entender e criticar os procedimentos econômicos e estratégias do grupo Rede Clube, afiliada da Rede Globo no Piauí, no que diz respeito à regionalização das suas produções e à construção da cidadania.

“A análise dos produtos evidencia que a Rede Clube tende a reproduzir em nível regional a lógica da empresa à qual está vinculada, a Rede Globo, e dela se apropria, reproduzindo o padrão técnico-estético hegemônico, que lhe confere vantagens na conquista de telespectadores e anunciantes. Também fica claro que o grupo de comunicação apresenta uma cidadania tematizada e como prática capitalista”, destaca.